2006/12/27

Tudo o que o Pacifico oferece em Puerto Montt.



Em Puerto Montt, no Chile, o negócio é o mercado Angelmo. Frutos do mar de todos os tipos que você nunca experimentou.



Se você, como nós, gosta de salmão, seja bem-vindo.



Angelmo.





Vista do vulcão Osorno parcialmente encoberto.



Meu amigo Zé vive em Florianópolis, mas muito antes disso já colecionava informações importantes sobre o mar & a vida nele. Um dia me explicou que a melhor maneira de se preparar um peixe é não o preparando. Ele já vem pronto para ser degustado. Só fui entender isso algum tempo depois daquela anchova suculenta que me ofereceu em seu minúsculo mas aconchegante lar na ilha catarinense. Em Puerto Montt, senti o verdadeiro gosto do salmão, roubado do prato da Lu, num minúsculo restaurante escondido numa quebrada dentro do mercado Angelmo.

Tudo começara naquela manhã chuvosa em Pucón, quando sair da barraca depois de um sono de apenas 5 horas que coroava uma sessão de relaxamento em termas soníferas foi uma das tarefas mais difíceis de toda a viagem. Dentro do ônibus, sacamos as capas e calças de chuva ensopadas e as ensacamos num saco plástico preto. Em poucos minutos, a Lu voltou a dormir como não tivesse saído da barraca, enquanto fiquei com os olhos estalados em busca de uma última visão do Villarrica, que infelizmente estava escondido atrás de pesadas nuvens de chuva. Contentei-me em apreciar algumas breves visões do lago Villarrica e da cidade de mesmo nome, onde dez anos atrás eu acampara. Procurei em vão algo que se parecesse com o camping por onde passara e acabei cochilando um pouco, deixando Pucón e todo o esquema das moradas flamejantes dos antepassados para trás.

Quando nos aproximávamos de Osorno e Puerto Varas, acordei a Lu na esperança de que conseguíssemos ver algum outro vulcão, mas tudo estava muito molhado e chuvoso, de modo que o melhor que se pôde ver foi um pouco da bonita Puerto Varas. Chegando em Puerto Montt, tive a mesma impressão que tivera dez anos antes de uma cidade que devia se parecer muito com o que San Francisco fora no começo do século vinte, ou como as cidades portuárias das baleeeiras da nova Inglaterra deviam se parecer na mesma época. A chuva ajudava a ambientar essa idéia.

Um comentário:

Nicole disse...

barbara, seu relato me matou de saudades. Como vc, adorei essas cidades, o Angelmo e os frutos do mar! Temos que agradecer a SDeus aoportunidade que tivemos de ver isso de perto. Uma beijoca. Nicole nicolemg@oi.com.br