2006/11/28

Enfim Patagonia

Vento cortante e frio que chega como um vagao de trem, paisagens dramáticas do verde das coníferas, dos arrayanes - árvores com troncos bem vermelhos - e da neve nos picos andinos, que esse ano tardam em derreter por causa de um inverno muito bom para quem esquiou e fez snowboard, mas um tanto inconveniente para quem quer agora nesse fim de primavera caminhar nas montanhas, como nós. Um céu azul forte, que queima os rostos e esquenta os ossos até as nuvens pesadas esconderem o sol. Estamos na Patagonia, na badalada e especial Bariloche. Chegamos hoje às 11h. Depois de nos instalarmos numa pousada no centro, levantamos informacoes sobre as trilhas no parque e os refúgios no Club Andino e fizemos o Circuito Chico, uma caminhada leve que passa por lagos com vistas bonitas para as montanhas. Na Quarta caminharemos com pernoite perto dos refúgios. Nao dá pra ir muito longe: a neve nao deixa. O fumacê dos vulcoes também esta nos chamando atencao. Talvez atravessaremos a fronteira para caminhar em volta do Puyehue, um belo vulcao do lado chileno.
Voltando um pouco no tempo: a viagem de Buenos Aires para Bariloche de ônibus (21h) foi pouco cansativa. Também, pegamos os assentos panorâmicos no segundo andar, bem na frente do carro. Durante a monótona porcao do pampa argentino, quando parece que você roda e roda mas parece que nao saiu do lugar porque é tudo igual, ficamos impressionados com a quantidade de pássaros brincando de dar rasante na frente do ônibus - talvez seu esporte radical - e os bois pastando e me deixando com água na boca (aqui voltei ao modo carnívoro com forca total, comi carnes maravilhosas, nao dá para escapar, a carne é excelente). Um pássaro grande nao identificado deu de cara com o para brisa a meio metro de nossos rostos, quase nos matando de susto. Ele nao sobreviveu.

Primeiro vídeo patagônico da temporada: