2011/06/28

Biografia do Bad Folks

2002-2011

Bad Folks em 2008


O Bad Folks recentemente gravou uma apresentação no estúdio da TV UFPR (Curitiba) de oito músicas. O programa foi reprisado diariamente durante uma semana pelo canal 15 da NET, e isso reacendeu o interesse pelo grupo. Assista aqui .

A formação tem fãs no Brasil inteiro, e está ativa há quase 10 anos.

Depois de passar um ano na Bahia, voltei a Curitiba em 2002 e formei com Caio Marques, JC Branco, Guto Gevaerd e André Scheinkmann o Bad Folks. Todos os integrantes haviam passado por bandas conhecidas da cena independente curitibana e com renome nacional (Woyzeck, Wandula, UV Ray e Frutos Madurinhos do Amor). Influenciados por folk irlandês, Johnny Cash, Bob Dylan, The Clash, Elvis Costello e Television, gravamos composições que eu começara a fazer em Nova York e músicas do Caio. O EP de estreia chegou em 2003. Uma delas (escritas por mim):

Bad Folks EP (2003) by cassim

Arte do flyer e da capa do EP do Bad Folks. Criada por Guilherme Caldas, da Candyland


Em seguida, nossos amigos e antigos colaboradores, baseados em NY, Artur Kummer e Cleverson de Oliveira, produziram na Grande Maçã o clipe da música do mesmo EP, "Big White Chase" (também minha). O protagonista desse clipe é Shawn Butler, que mais tarde fundaria o selo BNS Sessions e lançaria o Cassim & Barbária nos EUA. Assista ao clipe:



Na Pensata, coluna de Lúcio Ribeiro na Folha Online, o jornalista escreveu:

"* Outra banda que consegue se dar bem lá fora é a Bad Folks, também curitibana (também como o Bonde do Rolê. Não também como o CSS). Espécie de Wilco brasileiro, os folks do Bad Folks (hehe) tiveram um vídeo produzido pela produtora americana Mad Toy, de Nova York. Parece que rola na MTV gringa, em horários alternativos. O clipe é ótimo e pode ser visto no site da Mad Toy (www.madtoy.tv). A Mad Toy é uma produtora que faz TV, filmes, comerciais, pornografia, clipes para o Four Tet e Devendra Banhart. A música do Bad Folks é "Big White Chase". O clipe tem uma história que envolve tubarões. Outra hora eu explico a história. Vê lá.".

Em 2002, com menos de um ano de formação, fomos convidados a participar do programa de TV Ciclojam, do produtor Cyro Ridal. Acabamos incluindo algumas versões de clássicos na apresentação, que foi reprisada muitas vezes pela TV Futura/Lumen do Paraná:



Em 2003, tocamos no Curitiba Pop Festival e o show ficou entre os cinco mais votados em uma enquete online da Folha de São Paulo. Começamos a fazer shows fora de nossa terra natal, com destaque para uma série de apresentações em São Paulo, Florianópolis e Joinville.

No ano seguinte, aproveitamos uma oportunidade única e fizemos dois shows na Espanha: um em Barcelona e outro em San Joan Despi. Tivemos a oportunidade de tocar com a conhecida banda pós-punk catalã Los Carradine, que tinha acabado de voltar às atividades e garantiram um bom público para nossas apresentações.

Uma mini-entrevista com o Bad Folks:
http://colunistas.ig.com.br/revoluttion/2006/10/12/dez-mini-entrevistas/

No final de 2007, começamos a gravar nosso primeiro álbum, a ser lançado pela Discos Voadores. Na mesma época, me mudei para Florianópolis. Foram dez faixas, no total, 5 minhas e 5 do Caio. Nossa sonoridade havia se enriquecido bastante com a chegada de Denis Nunes, que além de baixista é um excelente arranjador. O nome do disco veio de um cartaz que eu e o Caio vimos em um supermercado de Barcelona: "Mès Barat, Impossible!" ("Mais Barato, Impossível", em catalão).
Escute:
Cerebellum & CO (Cassiano Fagundes)

If You Wanna Say Something (Caio Marques)

O disco saiu em 2008 e foi bem recebido:


Resenha de "Impossible", o primeiro disco do Bad Folks, na Folha SP, que o avaliou como "Excelente".

Desde seu começo, o Bad Folks teve fãs na Argentina. O site Zona Indie colocou Impossible em destaque, aqui.

Seguindo a excelente recepção do disco, o Bad Folks tocou no festival Bananada, em Goiânia, e em seguida, partiu para SP para shows e a gravação de sua participação no Poploaded, de Lúcio Ribeiro e Fábio Massari. As duas primeiras são minhas. A terceira é do Caio:







O show de lançamento do CD "Impossible" foi no tradicional teatrodo TUC, em Curitiba. Com capacidade máxima, o lugar vibrou com a apresentação da bandam tida pelos presentes como uma das melhores da história do grupo.

Veja as fotos do show do TUC

Desde 2007, vivo em Florianópolis, e os compromissos com o Cassim & Barbária, grupo baseado na capital catarinense, fizeram com que o ritmo de atividades do Bad Folks diminuísse até então. Mas em 2011, a banda voltou a fazer shows com maior frequência e vai lançar seu segundo disco em 2012, ano em que completa dez anos de atividade.

Mais sobre o Bad Folks:

Myspace

http://www.mondobacana.com/myblog/bad-folks-e-o-dia-que-os-cowboys-dos-pinheirais-chegarao-ao-topo-do-mundo.html



Um comentário:

Jansen disse...

Bacana